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Ela é a cara do verão: saudável e com pouquíssima caloria. Só que às vezes não tem gosto de nada, né? Por isso vamos precisar de uns segridinhos para deixá-la mais interessante.

Uma boa pedida é colocar atum junto, o enlatado mesmo. Contém omega 3 (gorduras essenciais para o funcionamento do organismo), complementa o sabor e dá uma ajudinha na aparência. Outra dica é acrescentar algo crocante à salada, como castanha de caju picadinha ou tiras de repolho bem finas, fica uma delícia.

Aqui segue a salada básica de alface e rúcula que eu faço toda semana.

  • 1/2 pé de alface roxa
  • 1/2 pé de alface verde (americana ou crespa,  a que você preferir)
  • 1 punhado de rúcula (para dar um amarguinho)
  • 1 punhado de castanhas do caju picadas
  • 1 lata de atum (pode ser o light, já que iremos acrescentar azeite de oliva depois)
  • 10 a 15 tiras de repolho bem fininhas
  • 4 col de sopa de azeite de oliva
  • sal a gosto
  • pimenta do reino a gosto

Agora faz assim: Lavar as alfaces e a rúcula. Acrescentar os demais ingredientes. Acertar o sal e a pimenta. Eu costumo cortar as folhas com as mãos em pedaços pequenos, não é necessário se preocupar com a igualdade dos tamanhos, o bacana é ficar com uma cara selvagem mesmo. Misturar bem todos os ingredientes cuidando pra não amassar muito as folhas. Uma salada fácil e rápida pra comer sempre que desejar algo mais leve, sem deixar de curtir uma refeição saborosa!