Tags

,

Ontem meu amigo Fernando Togni veio aqui em casa tomar umas cervejas e jogar conversa fora. Para esperá-lo, fiz uns bolinhos de salmão do livro do Jamie. São incrivelmente fáceis de fazer e muito rápidos, sem contar que ficam um espetáculo para acompanhar aquele cerveja beeeeem gelada, ótimo programa para se fazer aqui no sul com esse calor todo.

Para 8 bolinhos:

  • sal e pimenta-do-reino moída na hora
  • 600g de batatas
  • 500g de filés de salmão, com pele, sem escamas e sem espinhas
  • óleo de oliva
  • 1 punhado pequeno de salsa fresca
  • 1 colher (sopa) de farinha, mais depois pra polvilhar
  • 1 ovo grande, de preferência orgânico ou caipira
  • 2 limões

Agora faz assim 1: Coloque água pra ferver em uma panela grande. Descasque as batatas e pique-as em pedaços iguais. Esfregue os filés de salmão com óleo de oliva e uma pitada de sal e pimenta-do-reino. Ponha as batatas na panela e deixe ferver. Coloque o peixe em um escorredor, coberto com papel-alumínio, e acomode-o sobre a panela de batatas. Abaixe o fogo e cozinhe por aproximadamente 12 minutos, ou até que as batatas e o peixe estejam ambos cozidos. Retire o peixe do escorredor e reserve. Escorra as batatas e as amasse, esperando esfriar bastante. Remova toda a pele do peixe. Em uma vasilha, coloque as batatas amassadas, se ainda estiverem quentes, espere. Se já estão frias, desmanche o peixe dentro delas com uma colher de sopa de sopa. Acrescente o ovo e a salsa picada, junto com um pouco de sal e pimenta-do-reino. Rale finamente a casca de 1 limão, junte aos bolinhos e misture bem.

Agora faz assim 2: Enfarinhe a superfície de trabalho. Divida a massa de bolinho de peixe em 8 porções. Molde levemente cada porção, formando círculos de 2cm de espessura, polvilhando-os com a farinha enquanto trabalha. Enfarinhe uma travessa e coloque os bolinhos de peixe nela. Se quiser congelá-los, embrulhe-os em filme plástico e leve-os ao freezer. Caso contrário, ponha-os na geladeira por 1h antes de cozinhar, pra que fiquem mais firmes. Depois é só fritar e servir com pedaços de limão, super rápido e muito gostoso.