Tags

, ,

O chef Sergio Arno, dono da rede de restaurantes La Pasta Gialla, garante que utilizar cachaça na massa é o segredo para conseguir pasteis sequinhos e crocantes.

Este truque, passado de geração a geração, faz parte do livro “Segredos de Chefs” que traz recomendações de mais de 80 renomados mestres da gastronomia mundial.

Abaixo, um trecho do livro que mostra o passo a passo da receita de Sergio Arno.

Como obter pastéis sequinhos e crocantes

O segredo para conseguir pasteis sequinhos e crocantes está na massa, ou melhor num ingrediente bem brasileiro: a cachaça. Na minha família, esse truque tem sido passado de geração para geração, e realmente funciona. Veja a seguir como fazer uma massa de pastel especial:

1º passo: Separe os ingredientes. Para fazer cerca de 20 pasteis pequenos, você vai precisar de 150 ml de água gelada, 1/4 de xícara (chá) de óleo de milho, 1 ovo, 3 colheres (sopa) de cachaça e 1/2 kg de farinha.

2º passo: Numa tigela, coloque a água gelada, o óleo, o ovo levemente batido e a cachaça. Despeje tudo sobre a farinha e amasse até obter uma massa lisa e homogênea.

3º passo: Passe a massa pelo cilindro da máquina de macarrão. Em seguida, faça tiras retangulares de massa; separe-as com filme de PVC, leve à geladeira e deixe até o dia seguinte.

4º passo: No dia seguinte, retire a massa da geladeira e descarte os pedaços de filme. A massa está pronta para ser usada. Se precisar, congele-a por, no máximo, 30 dias.

Bom, não resta nada mais a fazer do que testar a dica do chef : )