Tags

Quem vem acompanhando o Lentilhas a essa altura já sabe que sou fã de sopas. Como moro no sul do Brasil, essa minha paixão é compatível ao inverno gelado que costuma fazer por essas bandas do Rio Grande. Confesso que sou muito grata por essa temperatura, ela é responsável por uma certa magia, um clima gostoso, aconchegante … difícil de explicar. Faz lembrar da minha infância no interior, na frente do fogão à lenha na casa da minha avó. É uma sensação muito, mas muito gostosa.

Entre várias alternativas que usávamos para nos aquecer nas frias noites de julho/agosto está a sopa. Lembro muito da minha mãe fazendo canja – adoro canja, prometo postar a receita que ela faz até hoje em todos os carnavais. Mas a receita de hoje é sopa de tomates. Sempre fui relutante a comer tomate desde pequena, não me perguntem o motivo porque não saberei responder. O que sei é que hoje AMO tomate, como praticamente todos os dias. Essa receita é do livro do Jamie, e tenho certeza que todos irão adorar.

  • 2 cenouras
  • 2 talos de aipo (salsão)
  • 2 cebolas médias
  • 2 dentes de alho
  • óleo de oliva
  • 2 cubos de caldo de vegetais/verduras, de preferência orgânico
  • 2 latas (400 g cada) de tomates vermelhos
  • 6 tomates maduros grandes
  • 1 maço pequeno de manjericão fresco
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora

Agora faz assim: Descasque e fatie grosseiramente as cenouras. Fatie o aipo. Descasque e pique grosseiramente as cebolas, esprema os alhos. Coloque uma panela grande em fogo médio com 2 colheres (sopa) de óleo de oliva. Acrescente todos os ingredientes picados e misture tudo com uma colher de pau. Refogue por cerca de 10 minutos com a panela semi tampada, ou até que as cenouras fiquem tenras, mas sem se despedaçarem. Dissolva os cubos de caldo em 1,4 litro de agua fervente, misturando bem, depois adicione à panela juntamente com os tomates em conserva e os frescos, incluindo os talos verdes que podem estar presos a alguns deles (Jamie disse que daria um sabor incrível e realmente ele tem razão). Mexa a sopa e deixe ferver. Baixe a chama e cozinhe em fogo brando por 10 minutos com a panela tampada. Enquanto isso, destaque as folhas de manjericão dos talos. Retire a panela do fogo. Tempere com sal e pimenta-do-reino e adicione as folhas de manjericão. Com um liquidificador ou um mixer, bata a sopa até que fique uniforme. Tempere com mais folhas de manjericão antes de colocar a sopa nos pratos, acrescente uns cubinhos de queijo e amendoim (opcional). Pronto.