Confesso que ainda não tinha pensado em fazer essa massa quando me deparei com um belo camembert na deliciosa boulangerie da Carina Barlett (outro post sobre ela será feito logo, logo). De cara me lembrei dessa receita que havia lido no livro do Jamie e que tinha me marcado. Se o motivo para eu fazer essa massa não existia, acaba de ser inventado. E ainda bem, mas ainda bem que o inventei.
  • 250 g de queijo camembert
  • 2 dentes de alho em lascas
  • 1 ramo de alecrim fresco
  • azeite de oliva
  • sal e pimenta do reino moída na hora
  • 400 g de rigatoni seco
  • 150 g de espinafre fresco
  • 100 g de queijo parmesão ralado

Agora faz assim: Faça um corte circular na casca do queijo, retire e guarde para outra ocasião (Jamie manda descartar, mas eeeeeu não vou jogar fora, guardei para outra coisa)! Dentro do queijo adicione o alho picado finamente, o alecrim, a pimenta do reino e um pouco de azeite de oliva. Leve ao forno pré aquecido (180 graus) por 25 minutos. Faltando 10 minutos para o queijo ficar pronto, cozinhe a massa, quando ela estiver pronta, acrescente o espinafre na água do cozimento por uns 10 segundo. Escorra a massa e o espinafre juntos, ponha de volta na panela e reserve mais um tempinho, até que o espinafre murche. Regue com um pouco de azeite e acrescente o parmesão. Tempere com sal e pimenta mexendo bem. Retire o queijo do forno e espalhe o camembert derretido por cima da massa.

O sabor do camembert + o alecrim + o espinafre + o alho + o azeite é espetacular! Essa receita já entrou para as minhas preferidas, ocupando um dos primeiros lugares.