Dia 25 de outubro é o dia internacional da massa. E para comemorar, lanço aqui a receita de spaghetti à bolonhesa (ou, também como chamamos aqui no sul, massa com guisadinho) em homenagem à minha avó, a Alda.

Essa receita é muito, muito especial. Quando meu bolo de aniversário não comportava tantas velinhas, sempre que eu ficava triste por algum motivo, minha avó fazia essa massa pra mim. Nunca esqueço de uma ocasião em que eu estava no hospital e vivia reclamando pra minha mãe da comida de lá (convenhamos, comida de hospital ninguém merece, acho que só ganha da “comida” de avião). Eis que minha avó surge no quarto me fazendo uma surpresa com essa massa feita com carinho e especialmente pra mim. Pronto, foi o que faltava pra eu ter alta e ir pra casa aprontar mais uma bagunça. Acho sensacional o fato de uma boa comida ter o poder de unir e alegrar as pessoas, e é por isso que hoje, no dia internacional da massa, compartilho com vocês esse prato que, pra mim, é mais do que uma simples receita, mas uma lembrança gostosa e feliz da minha infância.

  • 500g de spaghetti
  • 450g de carne bovina magra moída (eu costumo usar filé mignon)
  • 1 cebola picada
  • 1/2 pimentão verde picado
  • 3 dentes de alho picados
  • 1 pitada de manjerona em pó
  • 1/2 ramo de manjericão
  • 1 kg de tomates italianos bem maduros sem pele e sem semente.
  • parmesão ralado
  • azeite de oliva
  • sal
  • pimenta do reino moída na hora

Agora faz assim: Frite a cebola e o pimentão no azeite alguns instantes antes de colocar o alho. Reserve. Na mesma panela ou frigideira alta, frite a carne moída já temperada com sal e pimenta. Acrescente a cebola, o pimentão e o alho já fritos, a manjerona e misture bem. Depois de a carne estar bem fritinha, coloque os tomates e espere que eles se desmanchem sozinhos, cozinhando o molho por aproximadamente 30 minutos. Enquanto isso, coloque uma panela com água e um fio de azeite para ferver e cozinhe a massa. Passado o tempo de cozimento do molho, acrescente as folhas de manjericão picadas, misture a massa escorrida ao molho e sirva com queijo parmesão ralado por cima.

Dica: Às vezes eu costumo colocar alguns pedacinhos de bacon junto (é só fritar uma colher de sopa de bacon junto com a carne), dá um gostinho beeem bom🙂